Projetos de Extensão

ect_logo

Difusão da Ciência e tecnologia através do Espaço de Ciência e Tecnologia

O objetivo principal deste projeto é promover a articulação entre a universidade e comunidade por meio de um espaço cultural interativo, o Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT). O Espaço conta com atrações relacionadas com o meio ambiente, energias renováveis e tecnologia. Os visitantes podem interagir com maquetes, equipamentos de simulação, jogos, entre outros. A ênfase é dada às escolas públicas, visando o desenvolvimento, ampliação e aprimoramento da popularização da Ciência e Tecnologia – C&T na região nordeste de Santa Catarina.

Coordenadora do Projeto: Profa. Tatiana Garcia (Ramal 2959)  –

Integrantes: Carlos Maurício Sacchelli, Susie Cristine Keller, Janaína Renata Garcia, Diogo Londero da Silva, Elisângela Dagostini Beux

Site do projeto com maiores informações

 

ufscPI_logo2

UFSC-PI: Computador de baixo custo para estudantes

Este projeto tem como escopo a implementação de um framework de single-board PC de baixo custo com Sistema Operacional Linux voltado aos discentes da UFSC, sobretudo estudantes de baixa renda que não dispõem de recursos financeiros para comprar um computador convencional. Além disso, este projeto visa a inclusão digital de estudantes de graduação, bem como incentiva o uso de softwares livres e do Sistema Operacional Linux.

Coordenadora do Projeto: Prof. Wyllian Bezerra da Silva (Ramal 7487) –

Integrantes: Profs. Alexandro, Diego, Jakerson, Moisés e Wagner.

Site do projeto com maiores informações

Programação e robótica como vetores de incetivo e suporte no ensino de engenharia

O objetivo deste projeto é utilizar ferramentas computacionais amigáveis para disseminar o interesse em tecnologia, consequentemente aumentar o interesse pelos cursos de engenharia. O projeto é uma continuação de trabalhos anteriores da equipe, onde através de oficinas e palestras em escolas da região procurou-se estimular o interesse dos estudantes pelos cursos de Engenharia. O projeto tem como intuito a continuação deste trabalho, tendo como meta a elaboração de cursos de robótica, oficinas de programação utilizando linguagens de programação em blocos (de fácil e rápido aprendizado) e organização de competições de robótica. Espera-se trazer a comunidade para dentro da Universidade, e assim difundir os cursos de Engenharia da UFSC Joinville. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que as ferramentas de programação e robótica podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica, além de oferecer um conhecimento extra à sua formação.

Coordenadora do Projeto: Profa. Tatiana Garcia (Ramal 2959)  – 

Integrantes: Carlos Maurício Sacchelli, Susie Cristine Keller

 

Capacitação de professores do ensino médio no ensino de matemática, lógica, algoritmos e programação

Editar…

Coordenadores: Profs. Benjamin e Roberto (Ramais: 7334 / 2632)  – /

Integrantes: