Acionamentos e Processamento de Energia Elétrica

A área de Acionamentos e Processamento de Energia Elétrica envolve todos os aspectos relacionados a:

* Acionamentos elétricos e Conversores Estáticos de Potência;

* Motores Elétricos para Tração e Geradores Elétricos;

* Compatibilidade Eletromagnética em Conversores Estáticos de Potência;

* Armazenamento de Energia Elétrica;

Veja a seguir os principais projetos de pesquisa em curso no Centro Joinville da UFSC

Linhas de Pesquisa dos Docentes da Área

Dra. Aline Durrer Patelli  Juliani – Motores síncronos para aplicação veicular; Motores lineares aplicados à bioengenharia;


Dr. Diego Santos Greff
 – Retificadores PWM; Acionamentos de motores BLDC e PMSM; Aplicações da eletrônica relacionadas a veículos elétricos;


Dr. Gierri Waltrich
 – Conversores Multiníveis; Conversores estáticos; Veículos elétricos; Fast-Charger para baterias ion-Lítio;


Dr. Hugo Rolando Estofanero Larico
 – Conversores CC-CC polifásicos; Acionamentos elétricos; Controle, modelagem e simulação aplicados à eletrônica de potência;


Dr. Milton Evangelista de Oliveira Filho
 – Conversores estáticos; Acionamentos elétricos; Sistemas micro-controlados, Processamento Digital de Sinais;

Projetos Coordenados por Pesquisadores da Área


Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Síncronos com Imãs Permanentes para Aplicação Veicular
Resumo: O principal objetivo deste projeto é a obtenção da máxima eficiência elétrica de uma motor Brushless DC, respeitando-se o dimensional, a massa, a faixa de rotação e o torque exigidos para uma aplicação específica em tração elétrica veicular. Coordenador: Prof. Diego. Participantes: Profs. Aline e Diogo Lôndero.  


Estudo e Desenvolvimento de Conversores Estáticos de Potência para Veículos Elétricos
Resumo: Pesquisa em conversores estáticos de potência, e.g. conversores CA-CC, inversores, conversores CC-CC, dedicados ao: acionamento de motores elétricos aplicados a tração veicular, ao controle embarcado de carga de baterias recarregáveis ou battery management systems (BMS), estações de recarga e conexão à rede elétrica. Em suma, objetiva contribuir na pesquisa da aplicação de conversores estáticos a veículos com tração elétrica e do armazenamento de energia em baterias de íon-lítio.Coordenador: Prof. Diego. Participantes: Profs. Gierri e Hugo.  


Modelagem e simulação de veículos elétricos e dimensionamento de baterias para VEs
Resumo: sadksasKA. Coordenador: Prof. Gierri. Participantes: Profs. Gierri.  


Conversores Estáticos para Sistemas de Armazenamento de Energia e de Tração Elétrica em Sistemas Veiculares
Resumo: O projeto de pesquisa consiste no estudo e a proposta de conversores estáticos que visam atender às necessidades encontradas nos sistemas veiculares. O estudo envolve os conversores do tipo CA-CC, CC-CA e CC-CC isolados e não isolados. No caso dos inversores, conversores CC-CA, há um interesse especial no estudo de conversores que atendam às necessidades dos motores polifásicos, assim como às técnicas de controle deste tipo de sistema. Coordenador: Prof. Hugo. Participantes: Prof. Diego.


Sistema Armazenador de Energia Cinética – Flywheel
Resumo: O projeto consiste no estudo e implementação de um sistema armazenador de energia cinética. O estudo é concentrado, principalmente, no processamento elétrico (conversores) e eletromecânico (máquina elétrica) da energia. Coordenador: Prof. Hugo. Participantes: Profs. Diego e Milton.  


Sistemas de tração elétrica para aplicações veiculares
Resumo: sadksasKA. Coordenador: Prof. Milton. Participantes: -. 

 

Projetos com Participação dos Pesquisadores da Área

Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Controle para Redes de Comunicação VeicularesResumo: sadksasKA. Participante: Prof. Diego. Instituição ou Laboratório de vinculação: gggg


Programa de pesquisa em geodésia industrial
Resumo: sadksasKA. Participante: Prof. Hugo, Milton. Instituição ou Laboratório de vinculação: gggg