Estágios (novo)

Os (as) nossos(as) alunos(as) da Engenharia Mecatrônica se destacam no mercado de trabalho e têm sido crescente o sucesso destes em processos seletivos de estágio em empresas como WEG, Whirlpool, NIDEC (antiga Embraco), BMW do Brasil, Pollux, onde obtiveram êxito e foram efetivados nestas empresas após seu período de estágio.

O(a) aluno(a) têm a possibilidade de realizar estágios durante seu período de graduação na UFSC, sendo estes do tipo estágio curricular obrigatório para os aluno que completaram 2970 horas do curso, ou não-obrigatório a qualquer momento do curso, e preferencialmente que não interfira no seu desempenho acadêmico.

Onde encontrar vagas de estágio

Central de Estágios           Resultado de imagem para Centro de Integração Empresa-Escola

 

Empresas Multinacionais na região com Programa de Estágio
Resultado de imagem para WEG      Resultado de imagem para Whirpool        Resultado de imagem para bmw estagio          Embraco logo

Iniciando o seu Estágio

Em caso de oportunidade de estágio, procuramos descrever brevemente os principais passos iniciais para formalizar o seu estágio:

  1. Verificar se a empresa, na qual deseja estagiar, possui cadastro no sistema SIARE ;
  2. Caso não possua cadastro, a empresa ou agente de integração deve enviar o Termo de Convênio preenchido para o DIP da UFSC em Florianópolis que realizará devido cadastro ;
  3. Caso a empresa possua cadastro, realize o preenchimento do formulário no SIARE , com todas as informações pedidas ;
  4. Em caso de dúvidas consulte o seu coordenador de estágios;
  5. Ao final do preenchimento correto, será gerado um Termo de Contrato e Estágio (TCE)  este deve ser submetido para aprovação pelo coordenador de estágios;
  6. Uma vez o TCE aprovado pelo coordenador de estágios, imprima, obtenhas as assinaturas dos seus interlocutores na empresa;
  7. Uma vez obtidas todas as assinaturas no TCE, envie ou entregue estes para o coordenador de estágios;
  8. O coordenador de estágio irá analisar o TCE, e estando completo, este será aprovado e o estágio estará oficializado.

 

O Estágio Não-Obrigatório

O estágio pode ser concluído no período previsto no TCE ou antecipadamente as datas previstas por meio de Rescisão.

O estágio, sendo concluído no período previsto no TCE, o aluno irá gerar RAENO – Relatório de Atividades de Estágio Não-Obrigatório, que após aprovado pelo coordenador de estágios, este deve ser impresso, e a Avaliação será submetido ao Supervisor de estágio na empresa, assinada por este, pelo aluno e professores.  Concluídas a Avaliação e assinaturas no RAENO, este deve ser digitalizado e o PDF enviado ao coordenador de estágios para conclusão no sistema.

Em caso de Rescisão, ou seja finalização antes do prazo previsto, será gerado um Termo de Rescisão do TCE, assinado entre as partes, e posteriormente será gerado um RAENO conforme descrito anteriormente, onde ambos assinados devem enviados ao coordenador de estágios para conclusão no sistema.

 

O Estágio Curricular Obrigatório

Para esta categoria de estágio, inicia-se como apresentado em “Iniciando o seu Estágio”, e o aluno deve se matricular nos períodos regulares de matrícula na disciplina de EMB5620 – Estágio Curricular Obrigatório. Neste o aluno irá estagiar na empresa por ao menos 330 horas, ou 11 semanas com carga diária de 6 horas.

O aluno têm a opção de realizar 40 horas de estágio por semana, sendo até 8 horas diárias, desde que não esteja cursando ou matriculado disciplinas presenciais na UFSC. Ainda, esta carga horária semanal é permitida no período das férias acadêmicas.

Ao final do estágio obrigatório, o aluno deve:

  • Imprimir e preencher os Relatórios de Avaliação, para a devida avaliação de parte do supervisor de estágio na empresa, do professor e do aluno, com as devidas assinaturas;
  • Entregar o Relatório de Estágio ao seu professor orientador, para que este defina a nota do estágio no respectivo relatório de avaliação;
  • De posse dos Relatórios o coordenador de estágios realiza em uma avaliação global e defina a nota obtida na disciplina EMB5620.

 

O Estágio no Exterior

Alguns bons alunos, seja por mérito próprio ou pelos intercâmbios disponibilizados pela UFSC, conseguem estágio no exterior, seja em empresa ou instituições de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, muitos destes estágios tem ocorrido na Alemanha, e algum domínio do idioma alemão, uma boa fluência no inglês, e um ótimo histórico escolar têm possibilitado tais oportunidades.

O estágio no exterior pode ser obrigatório ou não-obrigatório. No caso de estágio não-obrigatório no exterior o aluno deve se matricular em Intercâmbio I, e  deve entrar no site http://portal.estagios.ufsc.br/formularios/ e preencher o Modelo de Convênio (disponível em: inglês, alemão, francês, espanhol ou italiano), na caixa “Termos de Convênio em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior”:

  • preencher todas as informações necessárias nas 3 páginas;
  • coletar a assinatura do representante da empresa e do estagiário na página 2;
  • coletar a assinatura do supervisor de estágio na empresa e do estagiário na página 3 (o estagiário assina também no lado que está em português);
  • encaminhar as 3 folhas via correios para o Brasil os cuidados do seu coordenador de estágios.

Para o estágio curricular obrigatório no exterior, o procedimento é o mesmo de estágio não-obrigatório com a exceção de que o aluno deverá estar matriculado em EMB5620 – Estágio Curricular Obrigatório.

Alunos do curso, confraternizando, que estão em estágio ou intercâmbio em Aachen, na Alemanha, em 2019 e 2020.

Documentação oficial sobre Estágios: 

Regulamento de Estágios da UFSC

Regulamento de estágios do CTJ

Lei Federal 11.788 – que dispõe sobre estágio de estudantes