Atividades Complementares

Alunos matriculados na grade 2016/1 devem cumprir 18 créditos (equivalente a 324 horas/aula) para integralizar o currículo.

As atividades complementares do curso são contabilizadas conforme uma tabela de referência.

Tabela de atividades complementares

Procedimento para validação das atividades complementares:

1 – O aluno, quando já tiver completado as horas complementares, deve trazer à Secretaria Acadêmica cópias e originais dos certificados com os quais deseja validar as horas complementares, juntamente com a planilha de Atividades Complementares do seu curso, devidamente preenchida e assinada;

Formulário para validação de atividades complementares

2 – Na Secretaria, o aluno entregará os certificados e as cópias, que serão checadas pelos servidores, e preencherá um Requerimento Geral solicitando à Coordenação a avaliação das suas Atividades Complementares, bem como um formulário de Validação de Disciplinas. Esses dois formulários são disponibilizados na Secretaria.

3 – Será aberto um processo formal de validação de atividades complementares, que será entregue ao Coordenador do Curso para análise. Uma vez que o aluno tenha completado as horas necessárias, a Coordenação Acadêmica fará a inclusão da validação no histórico do aluno. Caso haja algum problema com algum certificado ou com a validação das horas necessárias, a Secretaria entrará em contato com o estudante para apresentar os documentos pertinentes.

Atenção: 

  • O período de recebimento da documentação é definido pela Secretaria Acadêmica, normalmente na metade do semestre.
  • Não serão aceitos certificados paulatinamente, isto é: a Secretaria Acadêmica só fará o recebimento da documentação dos alunos que tenham, a princípio, completado as horas necessárias de atividades complementares.
  • O registro desta carga horária de atividades complementares deve ser feita sempre com a máxima antecedência possível pelo estudante, e (preferencialmente) antes do último semestre de sua formatura prevista, a fim de evitar atrasos nos trâmites burocráticos pelas instâncias da UFSC.